Métodos de Sensibilização à Fertilidade

O termo "consciência de fertilidade" combina diferentes métodos pelos quais as mulheres observam seus sintomas físicos (como temperatura corporal basal e muco cervical) para determinar sua chamada "janela fértil" (1). Todos os métodos de conscientização da fertilidade são baseados nos mesmos dois princípios:

  1. As mulheres só podem engravidar se tiverem relações sexuais desprotegidas dentro desta "janela fértil" - isto é, no máximo 5 dias antes da ovulação (Link).
  2. As mulheres geralmente só ovulam uma vez por ciclo. No entanto, se ovularem mais de uma vez, a segunda ovulação ocorre dentro de 24 horas da primeira (2).

O comprimento da janela fértil é definido pela vida útil máxima do espermatozóide no útero (até 5 dias) e a vida útil do óvulo não fertilizado (até 24 horas após a ovulação). (2)

 

Quais são os métodos de conscientização sobre fertilidade?

Existe uma diferença fundamental entre os métodos principais: Por um lado, existe o cálculo puramente estatístico da janela fértil que é usada pelo método do calendário e, por outro lado, temos os métodos que também analisam os sintomas fisiológicos, tais como o basal. temperatura corporal e muco cervical, que ajudam a indicar se você está ou não fértil em seu ciclo atual.

 

Medição da temperatura corporal basal

A base fisiológica para a medição da chamada temperatura de despertar, freqüentemente abreviada como BBT (Temperatura Corporal Basal), é que a temperatura do seu corpo aumenta levemente aprox. 24 horas após a ovulação. Este aumento na TBB é causado pelo hormônio progesterona e as temperaturas permanecem em um nível alto constante (aproximadamente 0,2 ° C acima da temperatura média da fase folicular) até o início da menstruação. Responsável por este efeito é a membrana folicular, também conhecida como o corpo lúteo, que se transforma em uma glândula após a ovulação e, em seguida, libera esse hormônio. Entre outras coisas, a progesterona garante que seu corpo se prepara para uma possível gravidez - assim como um "ninho" que é aquecido como uma incubadora. O mesmo hormônio também garante que não haja mais ovulação. Este método permite determinar se a ovulação ocorreu ou não com quase 100% de certeza (3). Se o óvulo não for fertilizado, as temperaturas cairão em direção à menstruação e um novo ciclo começará.

 

Observação do muco cervical

Enquanto a mudança na temperatura basal média do corpo é causada pelo hormônio progesterona após a ovulação, a consistência do muco cervical é influenciada pelo hormônio estrogênio na fase anterior à ovulação. À medida que aumenta o estrogênio, que é liberado pelos folículos em maturação alguns dias antes da ovulação, o muco cervical se liquefaz para facilitar o caminho do espermatozóide para a possível fertilização do óvulo. Ao observar e interpretar com precisão este parâmetro de estrogênio, é possível estreitar a janela fértil de forma relativamente precisa para usar esses dias com sucesso no planejamento do bebê (4). Se você quiser saber mais sobre a análise do muco cervical, leia mais aqui.


 

Método de calendário

O cálculo da janela fértil baseia-se na duração média dos ciclos anteriores. Supõe-se que a fase lútea, a segunda metade do ciclo após a ovulação, tenha sempre 14 dias de duração. A janela fértil abre quatro dias antes e fecha três dias após o tempo previsto. As informações do ciclo atual não são consideradas nesse tipo de cálculo. Uma vez que a ovulação e, portanto, a janela fértil individual pode flutuar em uma média de 5 dias dentro de um ano, este método é, na melhor das hipóteses, recomendado para observação geral (5) e não tão confiável quanto os dois métodos descritos acima.

 

Métodos de combinação

A fim de aumentar a sua precisão, diferentes métodos são frequentemente combinados, sendo que, principalmente, estes dois métodos de combinação foram estabelecidos com sucesso nas últimas três décadas:

  • O método simpto-térmico, como o nome sugere, determina o começo e o fim da janela fértil usando um sintoma e um efeito térmico. Em outras palavras, a observação e a interpretação exata do muco cervical são usadas em conjunto com a medição diária e a avaliação da temperatura corporal basal. Regras diferentes são usadas para definir melhor a janela fértil. Como vários fatores podem influenciar tanto a temperatura corporal basal quanto a consistência do muco cervical, esse método requer treinamento especial para aplicação precisa (6), sua precisão depende muito do usuário e de seu conhecimento.
  • Com o método calculotérmico, assume-se que todos os dias após a menstruação podem ser potencialmente férteis devido à variabilidade natural do ciclo feminino. Com base nessas informações, os dias inférteis após a menstruação são calculados no próximo ciclo, sempre a partir da fase folículo mais curta (entre a menstruação e a ovulação) e o conhecimento de que os espermatozóides podem sobreviver até 5 dias dentro do corpo feminino. Combinando a temperatura basal e o cálculo estatístico dos dias inférteis após a menstruação, é possível responder individualmente à variabilidade natural do ciclo com máxima precisão ³.

 

Qual método o Daysy usa?

Queremos que o Daysy seja fácil de usar para qualquer mulher sem ter que ter nenhum conhecimento sobre o muco cervical ou a análise do ciclo. Nosso objetivo era criar um dispositivo que fosse fácil de usar e confiável, sem incertezas adicionais, como uma consistência de muco cervical possivelmente mal interpretada. O Daysy é baseado no método térmico-térmico. Ela combina a coleta e o aprendizado de novos dados (sua temperatura corporal basal diária, início e fim da menstruação e dados acumulados do ciclo passado) e métodos estatísticos (por exemplo, aumento da temperatura após a ovulação) que permitem previsões do próximo ciclo. Isso possibilita calcular individualmente os dias inférteis (verdes) após a menstruação.

Você pode usar o aplicativo DaysyView para observar pessoalmente a natureza do seu muco cervical. No entanto, visto que não existe um método padronizado e confiável para observar e avaliar objetivamente o muco ainda - especialmente considerando os vários fatores que podem afetar a natureza do muco - essas anotações pessoais não serão usadas por Daysy para seus cálculos.

 

 

 

1. CDC - Métodos Baseados na Percepção da Fertilidade - USMEC - Saúde Reprodutiva. Disponível em: https://www.cdc.gov/reproductivehealth/contraception/mmwr/mec/appendixf.html (Acesso: 1 de abril de 2019)

2. Wilcox, A.J., Dunson, D. & Baird, D. D. O momento da "janela fértil" no ciclo menstrual: estimativas específicas por dia de um estudo prospectivo. BMJ 321, 1259-62 (2000).

3. Antes, J. C., Naess, M., Langhammer, A. & Forsmo, S. Prevalência da Ovulação em Mulheres com Ciclos Menstruais Espontâneos de Comprimento Normal - Uma Coorte Baseada na População da HUNT3, Noruega. PLoS One 10, e0134473 (2015).

4. Pyper, C. M. Conscientização sobre fertilidade e planejamento familiar natural. EUR. J. Contracept. Reprod. Health Care 2, 131-46 (1997).

5. Johnson, S., Marriott, L. e Zinaman, M. Os aplicativos e os métodos de calendário podem prever a ovulação com precisão? Curr. Med. Res. Opin. 34, 1587-1594 (2018).

6. Raith-Paula, E., Frank-Herrmann, P., Freundl, G. e Strowitzki, T. Natürliche Familienplanung heute. (Springer Berlin Heidelberg, 2013). doi: 10.1007 / 978-3-642-29784-7

Autor: Niels van de Roemer, Andréa de Groot, Petra Schenke

Tecnologia do Google TradutorTradutor